Efeito do tratamento criogênico sobre Aço M2 – COBEM 2015
Um artigo publicado no ano 2015 no COBEM, Congresso Internacional de Engenharia Mecânica, considerado o principal evento do segmento na América Latina, teve como análise os efeitos do tratamento criogênico sobre o Aço M2. Produzido por pesquisadores da Unipampa, que focaram seus estudos nas propriedades mecânicas deste aço, bem como seus efeitos após ser submetido ao tratamento com temperaturas abaixo de -190ºC, comprovaram o aumento da vida útil do material.
Abaixo é possível ler o resumo original da pesquisa (livremente traduzido para Português), com detalhes sobre o procedimento realizado:
Fonte: COBEM 2015
Pesquisadores: Diandra Vielmo de Deus, Dieison Gabbi Fantineli e Marco Antonio Durlo Tier.
Título original: EFFECTS OF CRYOGENIC TREATMENT ON STEEL TOOL ABNT M2
O objeto de estudo deste trabalho está focado nas propriedades mecânicas do aço ferramenta M2, com o objetivo de analisar o que são os efeitos sobre este aço após ter sido submetido de tratamento criogênico. O tratamento citado foi realizado após a extinção e / ou de têmpera, porque este é apenas um tratamento complementar que visa melhorar os resultados dos tratamentos convencionais. O tratamento criogênico é realizado numa câmara com uma atmosfera controlada de azoto líquido (-196 ° C).O aço foi submerso em que a velocidade de arrefecimento chambre baixo (evitando efeitos indesejáveis), até que a temperatura de -196 ° C, em que o aço foi mantida cerca de 24 horas. O aquecimento da peça de trabalho, até temperatura ambiente, foi realizada em temperatura controlada. Depois de o tratamento ser realizado foi observada as variações sofridas pelo material. Os aspectos analisados e comparados eram a dureza, tempo de vida e especialmente micro-dureza. No fim de que a análise verificou-se que a vida útil da ferramenta foi aumentada devido à sua maior resistência ao desgaste, também confirmou que a dureza e a microdureza mostraram um aumento pequeno, mas este aumento é melhor quando utilizado mostrou pequenas cargas.
Assim, pode concluir-se que o tratamento criogênico mostrou eficácia sobre as propriedades mecânicas do aço M2.